Trata-se de um momento delicado e triste para quem perde seus entes queridos, aqui, vão algumas dicas de como se comportar em um momento deste.
Procure se expressar da maneira mais pessoal possível e seja solidário, um abraço carinhoso e afetuoso valem muito mais do que a famosa expressão "meus pesâmes".
Pode ser que voce como a maioria não goste de comparecer a estas ocasiões, mas se é alguém de sua consideração é mais que um dever é uma obrigação, se por acaso estiver impedido de comparecer ao funeral a missa de sétimo dia não tem desculpa. Se somos solidários quando somos convidados para uma festa que é um momento de alegria devemos mais do que nunca sermos solidários no momento de tristeza, e geralmente nestes momentos é que sabemos quem são os "grandes amigos", crianças neste ambiente e desnecessário.
Ficar de luto e usar roupa preta é coisa do passado, pois acredito que a dor está dentro da cada um e não na cor da roupa, no entanto isto não autoriza que podemos trajar roupas justas, jeans, camisetas, tenis, o batom vermelho da "moda", sobriedade e respeito neste momento é o ideal, outro item que merece atenção especial são os abraços calorosos e demonstrações efusivas de satisfação na hora que reencontar amigos e pessoas das quais não se tem contato há muito tempo, marque um encontro em outro local onde as expressões mais efusivas e alegres tenham espaço.
Beijar a pessoa morta, ou tocá-la com a mão não é uma atitude nobre, para mim é duvidoso, pois temos que demonstrar todo nosso amor e carinho enquanto as pessoas estão vivas e certamente vão corresponder a este gesto, neste momento o recomendado é falar primeiro com os familiares mais proximo é postar-se ao pé do caixão e dedicar um minuto de silêncio e uma hora oração.
Para finalizar nada de perguntar o motivo da morte, pois as vezes achamos que só porque é uma pessoa idosa que "tava na hora" ou então "descansou" ou então se for uma mulher jovem que perdeu o filho aquela máxima: "fique tranquila, Deus te dará outro" pois só quem perdeu um ente querido é que sabe a dor da perda.
Grande abraço,
MP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário