quinta-feira, 5 de maio de 2011

Dicas - TRAJES ADEQUADOS PARA CADA OCASIÃO.

Queridos seguidores e leitores,

As vezes nos pegamos com uma dúvida cruel quando recebemos um convite e nele está a exigência do traje para aquele evento, hoje, a pedido de uma leitora especial irei esclarecer todas estas dúvidas, pois quero meus seguidores e leitores ainda mais elegantes. Vamos Lá:


                                         Traje esporte

Este é o mais fácil e simples de todos os trajes. Mas pelo amor de Deus! isso não significa usar bermuda e tênis e sandália.

                                          Para homem

Neste traje está desobrigado o uso da gravata e a intenção é optar por um visual esportivo, mantendo sempre a elegância. Neste caso calças de brim, sarja ou jeans caem bem. Camisas esportivas de mangas curtas ou longas e camisa pólo é o ideal. Sapatos mocassins esportivos ou docksides completam o look e por favor nada de um tal modismo agora que se chama sapa-tênis, ou é uma coisa ou é outra ok?

                                          Para mulher

Traje em tecidos simples, como o crepe e o algodão. Pode usar saia, calça comprida ou jeans com top ou túnica. Um vestido leve também é uma boa opção. Se a festa for à noite, pode usar o amigo inseparável: tubinho preto. Se for no inverno, outra alternativa é um terno masculino esportivo. Sapatos ou sandálias baixas e poucas bijuterias completam o visual, que deve ser leve. O ideal são bolsas grandes para o dia e de tamanho médio para a noite. Evite tecidos com muito brilho e maquiagem exagerada.

                                 Passeio ou Esporte Fino

Este traje em outras épocas tinha o nome de  tennue de ville, este exige um pouco mais de cuidado e atenção, mas ainda significa que o compromisso será informal

                                         Para homem

Se o evento for até o final da tarde, o homem pode vestir calça de sarja acompanhada de camisa clara (ou de listras finas) e blazer; terno claro ou ainda calça com blazer escuro. A gravata é opcional.

Nos eventos noturnos, pode-se optar por um terno de tom escuro; ou ainda calça com blazer. Seja qual for a escolha, aqui neste caso o uso da gravata é obrigatório.

                                         Para mulher

Trajes discretos, como um simples tubinho, são sempre adequados. Prefira os de tecidos leves, como a musseline e o crepe. Uma boa opção é usar uma pantalona com uma blusa ou ainda um tailleur de calça ou saia. Nos pés, sandálias de salto médio ou plataformas. Bolsas de tamanho menor são indicadas para festas à noite. Complete o visual com jóias discretas. Lembrem-se de que, durante o dia, cabelo e maquiagem devem ser mais suave.

                             Social ou Passeio  Completo

Atenção para este traje, pois requer mais capricho e sugerem  roupas mais formais do que as anteriores. Requinte neste produção é a ordem.

                                       Para homem

Neste caso para o homem não tem meio termo é: terno e gravata, obrigatoriamente! O homem deve optar por terno de cor única em tom escuro, como azul-marinho, grafite ou risca de giz, com camisa social branca ou azul-clara e gravata com estampa discreta, por favor esqueçam estampas do Mickey, Pato Donald, Piu Piu entre outros. 

                                       Para mulher

Neste caso pode abusar um pouco e usar vestidos com decotes discretos em tecidos nobres, como a seda, o shantung e o tafetá. Também pode investir com delicadeza em transparências, como a da musseline, mas não abusem, tudo muito sutil. Tailleurs podem ser usados, desde que sejam de tecido nobre. Para incrementar o look, xales, echarpes e casaquinhos, calçados de saltos altos e bolsas pequenas. Pode se caprichar um pouco no cabelo e na maquiagem, mas sem exageros ok?

Black tie, Habillée (PARA AS MULHERES), Tennue de  Soirée ou a Rigor

Neste caso a ordem é glamour total e sofisticação, lembre das noites de entrega do Oscar em Hollywwod, onde as atrizes e os atores atravessam o tapete verde, pense que voce está indo para um evento como este e siga em frente!

                                           Para homem

Não existe variação de traje neste caso o smoking é obrigatório. A camisa é branca com pregas, gravata borboleta e faixa, sempre preta (atenção para os gordinhos com esta faixa para não intensificar o tamanho do abdomen) Quem optar por alugar o traje, deve observar se o tecido está em boas condições e sem aquele cheiro horroroso de nafitalina. Sapatos pretos com verniz.

                                            Para mulher

Neste caso o vestido é o traje obrigatório. Podendo ser curto (abaixo do joelho) ou longo (cobrindo os pés) e deve ter detalhes como uma fenda ou um decote mais pronunciado. Atenção especial para os tecidos que devem ser, seda, de renda, a casimira e o tafetá. Para fechar com chave de ouro o visual com echarpe ou estola, jóias, calçados de saltos altos e bolsa pequena. Capriche na maquiagem e nos cabelos, mas atenção! nada de exageros.

                                             Traje de Gala

Este traje graças aos os deuses da elegânica não são muito comuns aqui com o nosso clima quente, mas requer alto requinte e sofisticação

                                             Para homem

Neste caso o traje se chama: A casaca (paletó preto com cauda longa e bipartida) é o traje adequado para festas de gala. Gravata borboleta branca e camisa de colarinho alto com as pontas viradas para cima. Sapato social preto.

                                             Para mulher

Neste caso o vestido longo é obrigatório podendo ser abaixo do tornozelo, este é o traje recomendado para as mulheres. Em hipótese alguma devem vestir calça ou conjunto de saia e blusa. Os tecidos devem ser nobres, como a seda e a renda. Os bordados também casam com a ocasião. Sandálias ou sapatos altos, bolsa pequena e jóias completam o look. Cabelo e maquiagem devem estar impecáveis.


No mais é isto pessoal, de agora em diante tenho certeza que suas dúvidas cessaram em relação a trajes, mas se restar alguma é só me escrever.

Grande abraço,
MP:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário