quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sugestão para este Fim de Semana: O Filme Capitães da Areia.


 Queridos leitores e seguidores,



Oi pessoal, ontem fiquei fascinado... fui assisti o filme Capitães de Areia, e viajei literalmente no mundo criado pelo saudoso e querido Jorge Amado, sempre gostei de cinema, sou um apaixonado por esta arte, e em minha opinião já tinha passado da hora e vivia me questionando porque o livro ainda não tinha sido adaptado para o cinema assim como foi: Tieta, Dona Flôr, Gabriela, Quincas Berro D´ Água, isto sem falar nas miniséries e novelas.
Este filme me remeteu ao tempo em que eu era moleque e as minhas travessuras: empinava arraia, brincava na rua, dava badogada nos bichos, corria com carrinho de rolimãs, voltava todo ralado pra casa, minha mãe me dava porrada com sandália havaiana, eu chingava meus colegas, colocava apelido, como também recebia, não existia este tal te bullying...ou seja, eu me vi em um daqueles moleques, claro que levando em consideração e em devidas proporções, pois, graças a Deus e a criação dada pela minha família nunca permitiram que eu  tivesse instinto marginal, ao contrário dos personagens do filme que na maioria são abandonados pelos seus pais e entregue a própria sorte lutando para sobreviver na Salvador da década de 50 e não tão longe da realidade atual, todos os dias quantos capitães de areia presenciamos nas ruas, não é mesmo? Infelizmente é um problema social das grandes cidades e do nosso país.

Mas, mesmo com todo abandono, miséria e o descaso que pesa sobre o destino daquelas crianças nosso querido Jorge soube de forma mágica fazer parecer um conto de fada onde Pedro Bala e Dora com suas travessuras e aventuras fazem de tudo para conseguir dinheiro e comida, praticam furtos,vivem seus conflitos sexuais, amorosos e inclusive conflitos com os outros, por seus domínios e territórios.
Para mim que sou um militante do turismo, e quero ver nossa cidade sempre muito bem promovida nacional e internacionalmente, esta foi uma grande oportunidade, fiquei feliz em ver as locações no trapiche, o pelourinho suas ruas e vielas, a procissão do dia 2 de fevereiro dia de Yemanjá, nossa religião e nossa cultura, tudo muito lindo, pra dizer a verdade eu li o livro há muito tempo atrás ( nem tanto, rsrsr) e comparando com filme notei que faltaram algumas cenas como a morte de sem-pernas e o corpo de Dora sendo jogado ao mar, mas para nós que somos cinéfilos isto é irrelevante, pois entendemos que trata-se de uma adaptação da obra literária, mas o mais importante mesmo é que o filme nos faz viajar, nos emociona e nos inspira profundamente e isto é o que importa.
Quero parabenizar os atores que me fez viajar na aparência dos personagens do livro, parabenizar a direção da Cecília Amado e toda sua equipe, e em especial minha amiga Selma Santos que soube tão sabiamente produzir o elenco adulto.
Parabéns, eu recomendo!
MP;)

3 comentários:

  1. Estou doido pra ver esse filme. É uma ótima oportunidade pra descobrir o mundo de Jorge Amado, já que ano que vem, ou esse ano, ele estaria completando 100 anos. A televisão promete algumas series ou novelas, mas bom mesmo, eh curtir uma boa historia como essa na telona!
    Recomendo, mesmo sem ter assistido, porque Jorge é Amado!

    ResponderExcluir
  2. Oi Alan,

    brigadu pelo comentário e continue seguindo meu blog e enviando sugestões para eu postar, ok?
    Abraços,
    Marcos:)

    ResponderExcluir
  3. Marquinhos querido, que comentário lindo você fez do filme, você captou bem a mensagem que a Cecília quis passar, com toda a licença poética que é necessária numa adaptação de uma obra literária! Que bom que você viu com o coração, com a alma, isso é uma dimensão e uma sensação que só o cinema e a literatura nos dão, que nos faz viajar em nossos sentimentos, lembranças e sensações. Eu me sinto plenamente feliz e realizada por estar partilhando com a Cecília, e os muitos expectodores que realmente foram tocados, dessa obra cinematográfica tão bem cuidada! Viada longa a Capitães e as muitas adaptações de outras obras desse Amado Jorge tão presente em nosso cotidiano. Um forte abraço aqui dessa sua amiga Selminha

    ResponderExcluir